
A defumação (Smudging)é uma prática ancestral entre os povos nativos, tanto na América do Norte quanto na América do Sul.
O Smudging é usado em cerimonias de oração, purificação e cura. Nesse ritual são queimadas ervas sagradas produzindo fumaça. A fumaça dispersa as impurezas e permite que o processo de cura e purificação se inicie.
O processo, em alguns casos, altera o estado de consciência que permite que o xamã, ou homem de medicina, avalie e trate uma doença especifica. Assim como a fumaça sobe, os nativos acreditam que as orações também subiriam para o Mundo Espiritual. Para os nativos norte-americanos, a fumaça criaria uma conexão com Wakantanka – O Grande Espírito. Os pensamentos e emoções negativos seriam dispersos e transmutados em uma cerimonia de defumação.
O Smudging é utilizado em rituais e cerimonias, como a Busca da Visão, Sauna Sagrada, Ritos de passagem e antes da Dança do Sol. Em rituais que envolvam cura, o Smudging é utilizado em conjunto com outras medicinas nativas.
A maioria das ervas utilizadas no Smudging tem qualidades antissépticas e o processo de queima também purifica o ar.
SALVIA: (Salvia officinalis) Usada pelos nativos na defumação e como erva curativa . A palavra “Sálvia ‘deriva da” salvare “latina que significa” para se sentir bem e saudável, saúde, curar referindo-se a propriedades curativas da erva. Utilizada para defumar espaços sagrados. Oferecer força, clareza, sabedoria e frequentemente representa a linhagem materna das mulheres.
Para os nativos (Principalmente os Sioux) a Sálvia é sagrada e deve ser respeitada como tal. A limpeza com sálvia envolve mais do que apenas queimar as folhas secas. Segundo os nativos, ela deve ser colhida com boa intenção, de uma maneira que honre a planta e a terra. A raiz deve ser deixada no solo, e uma oração de agradecimento junto com uma oferta de fumo ou canção deve ser feita após a colheita. Tudo isso é parte de seu poder de limpeza.
ARTEMÍSIA: (Artemisia tridentata) é uma erva aromática usado para tratar feridas em cicatrização. Artemísia também e para tratar dores de cabeça e resfriados queimando e inalando a fumaça
CEDRO: (Calocedrus decurrens) utilizado na limpeza e purificação. Frequentemente usado para forrar o chão de uma tenda do suor e também na Smudging pode ser usado para borrar. Ele foi usado pelo “medicine man” (xamã) para exorcizar os maus espíritos e para purificar objetos sagrados. Auxilia também no equilíbrio emocional. A fumaça do cedro também é utilizada para promover positividade e conectar profundamente os humanos ao mundo espiritual.
INCENSO-CEDRO VISCO: A árvore de cedro é também abriga o aromático incenso-cedro (Phoradendron libocedri) uma planta parasita da família de sândalo, que muitas vezes pode ser encontrado pendurado nos galhos da árvore de cedro
SWEETGRASS: (Hierochloe oderata), também conhecido como Sweetgrass ou Erva Santa (Yerba Santa) , é tradicionalmente utilizado para bênçãos e em algumas cerimônias de cura e rituais.
Os nativos acreditam que o sweetgrass carrega as orações para o mundo espiritual. Sweetgrass não produz uma chama aberta quando queimado, mas produz uma fumaça doce e aromática.
A sweetgrass é de um aroma adocicado, e é considerada os “cabelos da mãe terra”, tanto que é preservada na forma de uma trança, representando o corpo, a mente e o espírito. A sweetgrass é utilizada para que tenhamos beleza em nossas vidas, e também para invocar os espíritos guardiões e aliados.
YARROW: (Achillea millefolium) uma erva aromática e intensifica a ação medicinal de outras ervas utilizadas no Smudging. Yarrow ajuda a eliminar as toxinas do corpo durante o processo de defumação
SALGUEIRO VERMELHO
TABACO – NICOTIANA
LOBELIA
TABACO RABBIT
RAIZ BASSWOOD
TABACO OU NICOTIANA (Tobacco – N. tobacum e N. rustica):
A mais antiga forma de tabaco foi chamado Kinnikinnick e consistiu na casca interna de dogwood vermelho denominado “salgueiro vermelho”.
A fumaça da queima das folhas é utilizada para defumar um espaço sagrado.
Também é utilizado tabaco indiano (Lobélia) e tabaco Rabbit (Pseudognaphalium californicum) e as raízes da árvore Basswood.
O tabaco é de extrema importância em várias culturas das Américas, sendo a planta que faz conexão direta com o espírito criador.
Em várias práticas vamos encontrar a utilização do tabaco, como exemplo, para fazer orações e reverenciar o Grande Espírito, que são as cerimônias de Chanupa (cachimbo sagrado) dos nativos norte-americanos, ou entre os Guarani que o fumam no seu petyguá.
Nos Andes, mistura-se o tabaco a perfumes e essências, e o indivíduo cheira esta mistura para purificar seu interior e descarregar as energias densas. Na América Central, utiliza-se também a resina de copal.
É um medicamento altamente sagrado em muitas culturas e é firmemente considerado a ponte ideal entre os mundos humano e espiritual.
Não precisa ser fumado, mas ainda é capaz de fornecer benefícios espirituais.
A utilização deste atua como um compromisso humano estabelecido e sustentado pelo mundo espiritual, demonstrando gratidão pela beleza da vida.
COW PARSNIP (Heracleum lanatum)
Utilizado por algumas tribos, em defumações nos rituais de caça .
Os anciãos das tribos nativas ensinam que antes de qualquer cerimonia de cura, devemos limpar quaisquer maus sentimentos, pensamentos negativos, para afastar maus espíritos ou energias negativas – limpeza tanto física como espiritual. Isso ajuda o processo de cura. Os mais velhos dizem que todas as cerimônias, tribais ou privadas, devem ser celebradas com um bom coração para que possamos orar, cantar e caminhar de uma forma sagrada, contando com a ajuda dos bons espíritos.
SAIBA MAIS SOBRE AS PLANTAS SAGRADAS NO XAMANISMO
TEXTO: Teia de Luz
Imagens: Internet:
Honre o Sagrado! Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.
Gostou do conteúdo? Compartilhe
Posts Recentes