Visualizações 34

A maioria das tribos nativo- americanas têm os alces, chamado de wapiti (pelos Shawnee e Cree) ou Heȟáka ( Lakota), em alta estima e os consideram um parente – um parente que traz força, resistência e paciência. Cada nação tribal valoriza o alce e o coloca como um professor em muitas histórias contadas por meio da tradição oral. O alce é considerado um protetor trazendo bom presságio s para as pessoas.  O Alce também é Animal Totem de vários clãs como os Amaskos (Tribo Menominee ), o Clã Otawa e o Clã Osage.

Antes da colonização europeia, havia mais de 10 milhões de Alces na  América do Norte. O alce vagava livremente , como seu parente, o búfalo. Os nativos americanos caçavam os alces, respeitando o ecossistema, apenas para se alimentar. Usavam todas as partes dos alces como alimento, abrigo e roupas.

A IMPORTÂNCIA DO ALCE PARA OS NATIVOS

Os nativos americanos consideram o alce um animal do clã. Mas para o Lakota, o alce é um membro da nação de quatro patas e não seria chamado de “animal” de forma alguma. Albert White Hat, um professor lakota (leciona a língua  Sičháŋǧu Lakota ) disse:

 “Não temos uma palavra para “animal” em nossa língua. UM “animal” , pelo que entendo, significa um cidadão de segunda classe que não tem uma mente. Em nossa filosofia e espiritualidade, toda a criação tem uma mente, tem um sistema de comunicação, que  chamamos de Oyaté-Nations.  O que o homem branco chama de “animal” nós chamamos de “Wamakaska” , seres vivos da terra. ”

Em algumas tribos do noroeste do Pacífico, os alces também são considerados protetores específicos das mulheres e, em algumas lendas, os alces conduzem as mulheres que foram capturadas por guerreiros inimigos de volta para suas casas.

Outras tribos usam o simbolismo de bravura e masculinidade dos alces como premissa por trás de suas sociedades guerreiras, que, para tribos como os Blackfeet de Montana, ainda estão ativas hoje.

A MEDICINA DO ALCE

Em muitas tribos nativas o Alce está relacionado com o amor.

É atribuída ao Alce a criação da primeira flauta, um instrumento usado pelos homens para atrair mulheres em muitas culturas nativas norte-americanas. Para eles os alces são considerados protetores das mulheres.

Contam algumas lendas que os alces levavam as mulheres capturadas pelo inimigo de volta para a sua tribo. Nas tribos das planícies os alces são associados à masculinidade, resistência e bravura. Dentes de Alce eram considerados como símbolo de poder e  eram usados para confeccionar adornos utilizados em rituais de casamento.

Na Cultura Celta também há o culto ao Deus Cornuto, o Deus dos animais e da fertilidade, que aparece sempre ornado com chifres de alce, pois os chifres do alce sempre representaram a fertilidade, vitalidade e a ligação com as energias do Cosmos.

A importância do Alce para muitas tribos europeias é similar a do Búfalo para os nativos americanos.

O Alce simboliza a força da Autoestima e Autoconfiança.

Temos que nos sentir bem sobre algo que realizamos, mas não esqueça daqueles que o ajudaram a realizar. Compartilhe sua sabedoria. Compartilhe os frutos de seu progresso com outros.

O Alce representa o êxtase da alegria interior, de viver plenamente a felicidade dos frutos de seus esforços. Ele sente a necessidade de compartilhar sua vitória e a dos outros aos quatro ventos, não para se vangloriar e sim para compartilhar essa energia de felicidade. Ele é sábio e procura orientar os mais jovens a seguirem seu caminho com equilíbrio e confiança.

Por tudo isso a Medicina do Alce nos fala de Amor e Compartilhamento.

Sua medicina nos lembra que não devemos ser egocêntricos, pois cada um tem o seu próprio potencial. Caso isso ocorra com você, recolha-se em meditação e deixe a força e a sabedoria do silêncio lhe falarem ao seu coração. Saiba calar e saiba a hora de falar.

O ALCE COMO ANIMAL DE PODER

O Alce é um símbolo de poder e empresta a sua energia sagrada e única para aqueles que o tem como animal espiritual (animal de poder). Os  Alces são destemidos e decididos, marcando sua presença quando decidem. No entanto, eles também têm a habilidade sobrenatural de se camuflar, apesar de sua imensidão e força – eles são capazes de se mover através de seu território, totalmente invisíveis. Essas características do alce nos ensinam o poder da presença e da invisibilidade.

Se o Alce é o seu animal de poder, você provavelmente tem excelente percepção de profundidade e é uma pessoa muito sábia. têm uma capacidade inata de serem equilibrados – são gentis e fortes, e equilibrados ao se expressar.

A capacidade de mudar de forma está ligada à mitologia e se funde com os ensinamentos do xamanismo e da magia. Se você é um Alce, o cultivo dessas habilidades é aprimorado através do estudo.

Ver um Alce no seu habitat natural é uma experiência incrível – a energia que eles incorporam é extraordinária. Seus chifres colossais ficam maiores do que os de qualquer outro animal com chifres. O mito antigo chama esses chifres de ‘A Coroa da Coragem’. Os chifres estão ligados ao chacra coronário no homem. À medida que os chifres crescem, o chacra coronário se abre e se alarga, dando àqueles com este animal de poder um canal direto para o conhecimento universal.

O alce possui olfato e audição altamente desenvolvidos. Os bebês nascem com os olhos abertos. Pessoas com este animal de poder já nascem com seus olhos internos abertos, elas veem as coisas com uma clareza extraordinária. Eles têm algumas de suas lições mais difíceis na infância, mas seu destemor e coragem, juntamente com sua conexão direta com o conhecimento universal, dão-lhes a ajuda necessária para fortalecer sua autoestima e encontrar seu lugar no mundo.

O Alce é um totem muito poderoso e vai ajudá-lo a descobrir quem você é e colocá-lo em contato com sua sabedoria interior..

VÍDEO EM INGLÊS – ATIVE AS LEGENDAS

TEXTO: Teia de Luz

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Content is protected !!
error: Conteúdo protegido!