Mantra é uma palavra em sânscrito formada por manas (mente) e tra (por meio de), que indica movimento. Literalmente, significa “Controle da mente”.
Os sons mântricos conduzem a mente para a interioridade e para o domínio do não-pensamento, da não-dualidade, onde não há seqüência lógica nem linearidade. Segundo Wagner Borges
“Determinadas palavras evocam uma atmosfera superior que facilita a concentração da mente e a entrada em estados alterados de consciência. Os mantras são palavras dotadas de particular vibração espiritual, pois são palavras sintonizadas com padrões vibracionais elevados. São análogos às palavras-senhas iniciáticas que ligam os iniciados aos planos superiores. Pode-se dizer que os mantras são as palavras de poder evocativas de energias superiores. Como as palavras são apenas a exteriorização dos pensamentos revestidos de ondas sonoras, pode-se dizer também que os mantras são expressões da própria mente sintonizada em outros planos de manifestação”.
“É importante salientar que o alfabeto sânscrito (devanagari) foi percebido no plano espiritual pelos antigos rishis, por clarividência, e que cada letra é um mantra ou vibração energética específica. Originalmente, se escreve samskrta, sendo que o prefixo sam (sa + ma) quer dizer “perfeito”; e a raiz verbal kr (k + ka) significa “fazer”; daí o significado de “língua perfeita” ou “linguagem dos deuses”, devabhasa, ou ainda devanagari ou “escrita da cidade divina”.
”Que fique bem claro que o mantra não se trata apenas de uma oração ou um pedido solene, mas cada silaba de um mantra é uma vibração que impulsiona o espírito de criação do ser” .
Rishis – do sânscrito – sábios espirituais; mestres realizados na consciência cósmica; mentores dos Upanishads – a parte final dos Vedas, síntese da sabedoria espiritual da velha Índia.
Devanagari – O nome do alfabeto sânscrito, significa escrita dos Devas (deuses).
Honre o Sagrado! Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.
Gostou do conteúdo? Compartilhe