Visualizações 8

TERAPIA FLORAL, OS CHACRAS E OS ELEMENTOS

Os florais podem atingir níveis elevados da nossa anatomia sutil. Todas as essências florais trabalham os quatro elementos (Terra, Fogo, Água e Ar) – embora algumas tenham predomínio de um determinado elemento.
O corpo humano contém em si milhares de “pontos de energia”.
Existe contudo, centros maiores, onde a energia se concentra, denominados CHACRAS.

Os chacras são na realidade “vórtices de energia”. Cada um deles tem relação com glândulas ou pontos vitais do corpo físico e também com um determinado elemento. São eles:

CHACRA BÁSICO ou Muladhara
Localizado no Plexo Sacral, na altura do cóccix. Relaciona-se as Glândulas Supra Renais, ao esqueleto e a linfa .
É onde nasce a Kundalini – a energia da vida que sobe pela coluna. Corresponde ao elemento Terra.
elemento terra está relacionado com a nossa Natureza a nossa sustentação – nossa postura perante o mundo – nosso instinto de preservação.
No sistema inglês Florais de Bach, existem essências estruturais que são de extrema valia para trabalhar o elemento terra, e consequentemente o chacra a ele relacionado.
Wild Oat – Crap Apple – Centaury – Beech – Hornbean – Mimulus – Gentian – Willow – Chestnut Bud – Rock Water.

CHACRA SEXUAL ou Swadhistana
Localizado no Plexo Lombar, corresponde a área de nossas gônadas, nosso sistema reprodutor.
Relaciona-se com o elemento Água.
elemento água está relacionado com o “fluir da vida”, aos nossos sentimentos e sensações.
Os Florais de Bach que atuam com mais propriedade nesse
elemento são:
Agrimony – Aspen – Water Violet – Wild Rose – Cherry Plum – Gorse – Star of Bethlehem – Chicory

CHACRA UMBILICAL  ou Manipura
Localizado na altura do Plexo Solar.
Trabalha o nosso sistema digestorio, nossa pele, músculos.
A glândula correspondente é o pâncreas .
Está relacionado ao elemento Fogo. O elemento fogo está relacionado ao nosso sangue e aos nossos processos transformação, ao como nos colocamos no mundo, a nossa AÇÃO.
Os Florais de Bach que mais atuam no elemento fogo são:
Holly – Honeysuckle – Vine – Sweet Chestnut – Vervain – Mustard – Rock Rose – Impatiens – Heather – Elm

CHACRA CARDÍACO ou Anahata
Localizado no Plexo Cardíaco.
A glândula correspondente é o Timo.
Rege o nosso sistema imunológico, a respiração e a circulação (sistema cardio-respiratório). Está relacionado ao elemento Ar.
elemento ar trabalha o nosso Pensamento – o movimento de interiorização e exteriorização psíquica.
OsFlorais de Bach que atuam no elemento Ar são:
Pine – Olive – White Chestnut – Red Chestnut – Walnut – Clematis – Cerato – Scleranthus – Larch – Rescue Remedy

CHACRA LARÍNGEO (Vishuda)
Localizado na altura do Plexo Cervical. A glândula correspondente é a Tireóide (e as paratireóides). Rege o nosso metabolismo.
O chacra laríngeo, tem ligação com o nosso modo de expressão no mundo – a palavra. Conseqüentemente trabalha também a criação.

Na Bíblia – Gênesis – que quer dizer criação.
No princípio era o Verbo – e o Verbo disse: “Faça-se a Luz!” e a Luz se fez…

O Chacra laríngeo está relacionado ao elemento Éter. O éter ou Akasha é o elemento que contém em si todosos outros elementos. Relaciona-se com a nossa exteriorização através da fala e também aos nossos processos criativos. Podemos então relacionar alguns florais do sistema Bach ao elemento éter, atuando através de outros elementos.
Rescue Remedy (éter+os 4 elementos) – Heather ( éter/fogo) – Agrimony e Water Violet (éter/água) – Larch e Cerato (éter/ar) – Centaury (éter/terra).
Obs: Existem outros florais, de outros sistemas que trabalham magnificamente o chacra laríngeo – a comunicação e a expressão criativa, de forma mais específica dentro de cada quadro apresentado pelo paciente. Um exemplo é o floral Calendula do Sistema Californiano.
Os florais acima mencionados são apenas uma ilustração sobre a possibilidade quase infinita de unir-se o trabalho com os chacras e a terapia com os florais

CHACRA FRONTAL ou Ajna
Localizado na altura do Plexo Carotídeo. A glândula correspondente é a hipófise (ou pituitária), que controla todo o nosso sistema endócrino.
É o chacra da nossa Sabedoria Interior e relaciona-se com
a nossa visão, tanto física como metafísica.

Para um trabalho inicial com este chacra, eu sugiro os florais
Cerato (éter/ar) e Chestnut Bud (éter/terra) do sistema Bach.
Contudo, florais como Califórnia Poppy , Lotus , Angélica,
Queen´s Anne Lace, Black-Eyed Susan, Shasta Daisy, Star Tulip
 ,
do sistema Californiano, bem como alguns florais do sistema Minas (Luceris por exemplo) e muitos outros do Sistema Australiano, dos Florais do Alasca, do Sistema Saint Germain… mostram excelentes resultados, dependendo da causa do bloqueio no referido centro energético.

CHACRA CORONÁRIO ou Sahasrara
È o chacra que se localiza no topo da nossa cabeça, na altura da glândula Pineal (ou epífise), a glândula receptadora e controladora da Luz que entra em nosso corpo. É o ponto de contato do nosso eu interior com o nosso eu superior. O floral Gentian (o éter atuando no elemento terra, ou seja o céu na terra) do sistema Bach éindicado para o coronário.
Curiosidade: As flores do Floral de Bach Gentian – (Gentiana Amarella, por causa da raiz amarelada) – tem uma coloração que vai do violeta azulado ao violeta púrpura e só brotam se a planta for muito exposta à Luz.
Nos ritos da Umbanda, o Boldo (chamado de “Erva de Oxalá” ), também tem flores de coloração violeta e o banho feito com água e com as suas folhas maceradas (amaci), deve ser jogado da cabeça para baixo para fortalecer a “coroa” do médium. Se utilizarmos os dois elementos (banho com folhas de boldo acrescido de 21 gotas do floral Gentian) – termos uma excelente efusão para energização do chacra coronário.
O presente estudo não tem a pretensão de ser um “manual de cura” , mas apenas uma referencia para aqueles que querem ampliar os seus conhecimentos sobre os florais e sua área de atuação.

ALINHAMENTO VIBRACIONAL DOS CHACRAS

O floral “Lótus” do sistema californiano é excelente para “alinhar os chacras” ou seja, trazê-los para uma freqüência vibracional equilibrada. Integra de forma harmoniosa os centros energéticos superiores com os inferiores. Pode ser de extrema ajuda para médiuns e sensitivos que costumam ser “hipersensíveis” as medicações vibracionais. É interessante tomá-lo primeiro por um período de 7 dias, antes de entrar com a formula floral propriamente dita.

Observações importantes:

Utilizei como referencia nessa pesquisa os Florais de Bach. Contudo utilizo em minha prática, diversos sistemas (californianos, australianos, pacífico, minas, saint germain, etc ).
Utilizo também para uso externo as chamadas sinergias, onde os florais e elixires de cristal (sistema Living Light-Canadá) são aliados a aromaterapia – (óleos essenciais puros). A minha prática tem comprovado a eficácia de tal tratamento, que aliado ‘a outras formas de terapia energética (ou mesmo a psicoterapia) acelera oprocesso, que dependendo do caso, poderia durar anos.

Irene Carmo Pimenta

Assim emerge o ser humano, um filho de Deus encarnado no mundo da forma, com uma mão segurando firmemente a matéria e a outra submersa em um mar de amor. Uma antiga escritura assim expressa:
Quando a mão direita do homem material toma a flor da vida
e a arranca para ele, a mão esquerda permanece vazia.
Quando a mão direita do homem material toma o lótus dourado da alma,
a esquerda se volta buscando a flor da vida,
ainda que o faça para fins egoístas.
Quando a mão direita sustenta firmemente o lótus dourado
e a mão esquerda toma a flor da vida,
o homem descobre que é a planta das sete folhas (chacras)
que floresce na Terra e também diante do trono de Deus.
( Mestre Tibetano Dwhal Khul, através de Alice Bailey in psicologia Esotérica Vol.II)

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

contato@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!