Visualizações 9

Remexendo em meus guardados me deparo com uma foto de Gandhi que tenho desde a adolescência.

Olho para a foto e sinto a paz que emerge dos seus olhos serenos. Uma figura franzina, suave, mas cuja força mudou a história de um povo.

Gandhi não apoiava a sua mensagem pacifista apenas nas palavras. Toda a sua vida foi baseada nos princípios da paz, da verdade e da não violência. Foi com esses valores que ele se colocou a serviço da construção de um mundo melhor, um mundo mais pacífico, sem intolerância, ódio ou cobiça.

No momento atual quando muito se fala em liberar o porte de armas, não posso deixar de pensar que a mensagem pacifista de Gandhi, é como uma seta luminosa indicando o caminho a seguir.

A sociedade está insegura e violenta, porque nós somos inseguros e violentos. “Nós” somos a sociedade, e não dá para por a culpa “no outro”. Não existe “nós” e “eles”. Estamos todos no mesmo barco, e um barco não afunda pela metade.

Uma mudança de perspectiva, de significados e de valores se faz necessária para encontrarmos o caminho para paz. Uma mudança que só poderá acontecer de dentro para fora – individualmente, para depois expressar-se no coletivo.

Gandhi sorri para mim na foto desbotada. E eu percebo a sua presença ali, suave como uma brisa, dizendo que precisamos primeiramente desarmar os nossos espíritos e os nossos corações.

Valeu Gandhi!

Amor, Paz e Luz nos caminhos de todos!

Irene Carmo Pimenta

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

Email: contato@oficinadeconsciencia.com.br

error: Content is protected !!
error: Conteúdo protegido!