Visualizações 0

Remexendo em meus guardados me deparo com uma foto de Gandhi que tenho desde a adolescência.

Olho para a foto e sinto a paz que emerge dos seus olhos serenos. Uma figura franzina, suave, mas cuja força mudou a história de um povo.

Gandhi não apoiava a sua mensagem pacifista apenas nas palavras. Toda a sua vida foi baseada nos princípios da paz, da verdade e da não violência. Foi com esses valores que ele se colocou a serviço da construção de um mundo melhor, um mundo mais pacífico, sem intolerância, ódio ou cobiça.

No momento atual quando muito se fala em liberar o porte de armas, não posso deixar de pensar que a mensagem pacifista de Gandhi, é como uma seta luminosa indicando o caminho a seguir.

A sociedade está insegura e violenta, porque nós somos inseguros e violentos. “Nós” somos a sociedade, e não dá para por a culpa “no outro”. Não existe “nós” e “eles”. Estamos todos no mesmo barco, e um barco não afunda pela metade.

Uma mudança de perspectiva, de significados e de valores se faz necessária para encontrarmos o caminho para paz. Uma mudança que só poderá acontecer de dentro para fora – individualmente, para depois expressar-se no coletivo.

Gandhi sorri para mim na foto desbotada. E eu percebo a sua presença ali, suave como uma brisa, dizendo que precisamos primeiramente desarmar os nossos espíritos e os nossos corações.

Valeu Gandhi!

Amor, Paz e Luz nos caminhos de todos!

Irene Carmo Pimenta

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Posts Recentes

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

Email: contato@oficinadeconsciencia.com.br