Visualizações 6

Por que é tão difícil libertar-se do passado?

seguir

De alguma maneira todos nós temos a consciência de que a vida acontece “AQUI” no presente. No momento em que estamos vivendo. Mas porque é tão difícil trazer o “Conceito” para o nosso viver “Prático”?

Na maioria das vezes vejo pessoas sofrendo e sabotando o novo em suas vidas, simplesmente porque vivem o Culto ao Passado. Cultuam aquilo que foi, e muitas vezes motivadas pelas frustrações, aquilo que “poderia ter sido”.

Mágoas de infância, relacionamentos desfeitos, amores que terminaram. Pessoas que morreram ou que simplesmente se foram das nossas vidas, seja porque o tempo que tinham para viver conosco acabou ou porque suas almas ansiavam por outras experiências.

Não importa se o que nos mantém presos ao passado são coisas, pessoas ou experiências. O que não podemos permitir é que se transformem em ancoras que nos impedem de zarpar em direção a felicidade.

Por maior que seja a nossa dor (pela frustração ou pelas perdas), enquanto ficarmos presos em um tempo “lá atrás”, o hoje, o AGORA não poderá ser desfrutado.

Sentir-se aprisionado por lembranças do passado, sejam elas boas ou más, é um fator negativo que nos impede de avançar. O ato de seguir olhando para trás nos petrifica.

Podemos usar como simbolismo a história bíblica da mulher de Lot. Quando o Anjo do Senhor pediu que Lot e a família deixassem a cidade de Sodoma, que seria destruída, pediu também que ao sair não olhassem para trás. A mulher de Lot desobedeceu e olhou, transformando-se imediatamente em uma estátua de sal.

Olhar para o passado sem transformar a vivência pelo fogo da compreensão, integrando-a harmoniosamente ao presente, torna-se uma atitude petrificante.

Precisamos queimar com o fogo da compreensão o sofrimento, o apego, a dor, as emoções que amarram e todos os espinhos do passado. E que as cinzas (a essência da sabedoria que o passado nos oferece) sirvam para adubar o chão do nosso presente, para vivermos bem no Aqui e Agora.

Irene Carmo Pimenta

*Leia também “Deixe o Passado Passar…”

 

 

TEXTO: Ire

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

 

 

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Posts Recentes

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!