Visualizações 1

Existe o bem em harmonia – a harmonia do Navajo com o universo e todas as criaturas vivas na Terra. Quando ele vive de acordo com o universo, ele pode esperar a riqueza de uma alma limpa que protege todo o ser do mal que assola suas moradas sagradas.

O Hogan é construído de acordo com esta harmonia. O telhado é semelhante ao céu. As paredes são semelhantes aos arredores do Navajo: a posição ascendente das montanhas, colinas e árvores. E o chão está sempre em contato com a “mãe terra”.

O Hogan é composto de concha branca, abalone, turquesa e obsidiana, trazendo o lar e as montanhas sagradas em uma unidade sagrada. A casa também é adornada com o amanhecer, o céu azul, o crepúsculo e a noite – o sol no centro como o fogo.

Consistentes com esta harmonia estão as orações, canções, ideias e planos – um desejo por todas as coisas boas. Fogo, água, ar e solo são necessários para a existência e o bem-estar de todos os seres vivos – tanto as plantas quanto os animais; todos eles se tornam parte da casa e sua harmonia com o universo.

Quando o Hogan termina, um curandeiro abençoa a casa em beleza, com felicidade de todas as direções, da terra e do céu, com proteção contra doenças e todo o mal, com a promessa de abrigo para a família e todos os necessitados. Durante o canto ou no processo de dedicação, a casa é marcada por dentro acima das paredes em quatro direções (representando as montanhas sagradas) para lembrar a família e todos os outros que a casa foi dedicada e abençoada e, portanto, está na graça do Grande Espírito.

O Hogan é uma habitação sagrada. É o abrigo do povo, uma proteção, uma casa e um refúgio. Pela harmonia em que se constrói o Hogan, a família pode unir-se para suportar as adversidades e crescer na harmonia entre as montanhas sagradas, sob os cuidados da “Mãe Terra” e do “Pai Céu”.

O hogan é o “lar sagrado” para o povo Diné (Navajo) que pratica a religião tradicional. Cada família, mesmo que viva a maior parte do tempo em uma casa nova, deve ter o hogan tradicional para as cerimônias e para se manter em equilíbrio.

* Observação: ao entrar em um hogan Navajo tradicional, é importante que você ande no sentido horário, virando à esquerda (siga para o sul), e caminhe para o oeste. Nunca entre ou saia no sentido anti-horário.

TEXTO: Teia de Luz

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Posts Recentes

BUSCA POR CATEGORIA

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!