Visualizações 0

O Thunderbird (uma das formas físicas dos seres trovão) é uma criatura-pássaro enorme – com força lendária e poder. Eles governam o tempo – a sua voz é o trovão e os relâmpagos seus olhos.

Na cerimonia Black Hills, os Lakotas honram o retorno dos Seres Trovão  (Wakinyan ) que é e é anunciado pela presença do trovão, relâmpago e chuva.

Acredita-se que seu retorno (que também marca o início da primavera) pode trazer uma celebração da vida extraordinária – a migração de animais e as aves reaparecem, os búfalos emergem de seus acampamentos de inverno, os ursos que hibernavam acordam, e as plantas e as flores começaram a florescer.

Mas esses seres poderosos também trazer turbulências, tempestades destrutivas para a terra. Segundo a Tradição dos Lakotas eles têm o poder de dar a vida, mas também tem o poder de destruir com o vento, causar inundações e secas, ou queimar com raios; mas, ao mesmo tempo, eles também podem renovar e trazer as chuvas vitais e consolidar toda a vida na Terra.

 A lenda do Wakinyan Tanka, o Grande Thunderbird descreve esses seres como espíritos guardiões da verdade e protetores dos homens – eles são sagrados e altamente considerados pelo povo Lakota.

O Thunderbird é descrito como pássaros gigantes com asas colossais e garras afiadas que tanto parecem proteger como ameçar.

Dependendo da cultura é conhecido como Waktunya e Kiya.  Diz-se que quando esta ave move as asas é capaz de formar grandes nuvens e as suas abas permitem-lhe reproduzir os raios que saem dos seus olhos. Nas diferentes tribos esta divindade é vista com muitas cores e tem grandes chifres e dentes em seu bico.

Os povos indígenas das culturas Kwakwa’wake e os chefes da tribo Cowichan acreditavam que Thunderbirds eram criaturas que podiam mudar de pele e assumir a forma humana, o que fizeram colocando o bico para trás como se fosse uma máscara. Em outras histórias, o Thunderbird é capaz de se casar e formar famílias com seres humanos, estes podem permanecer como seres humanos e continuar levando uma vida normal.

Essas tribos afirmavam que o Thunderbird permaneceu humano por muito tempo, tanto que se esqueceu de sua existência como uma divindade capaz de controlar o trovão e com o passar do tempo esqueceram quem eram; Em uma história que permanece dentro da cultura dos Cowichan, é dito que esses seres foram atacados por outras tribos e escravizaram muitos de seus filhos, isso fez com que os Thunderbirds mais velhos decidissem vingar todos os seus irmãos e por isso colocaram seus bicos novamente e seus cobertores de penas e decidiram se vingar daquelas tribos.

LENDAS

De acordo com as múltiplas culturas que garantem que o Thunderbird pertença a uma de suas divindades, foram suas histórias que mencionaram a grandeza desses espíritos e como ajudaram os seres humanos por muito tempo quando permaneceram juntos. A tribo Menomini, que estava localizada no norte de Minnesota, disse que os Thunderbirds viviam em uma grande montanha que permanecia flutuando no céu.

Estavam voando ao redor daquela montanha no céu e se encarregavam de fazer chover e controlar os diferentes estados do tempo; muitos desses Thunderbirds tinham a capacidade de controlar o granizo. De acordo com a história desses nativos eles asseguraram que até os pássaros-trovão tinham diferentes lutas no ar; Essas criaturas mitológicas possuíam um inimigo mortal que eram as serpentes com grandes chifres conhecidas como Misikinubik.

Os Thunderbirds impediram aquela raça de cobras com chifres de invadir a terra e comer os humanos, essas criaturas mitológicas são conhecidas como os mensageiros do grande Sol. Outra cultura indígena, os Sioux, afirmava que eles eram os Thunder Birds. encarregado de extinguir uma raça de seres reptilianos que possuíam uma aparência monstruosa chamada Untehila.

São as histórias e lendas dos nativos norte-americanos que acreditam nos grandes feitos que esses seres mitológicos realizaram e como por muito tempo se encarregaram de cuidar e proteger todos os seres humanos de outras criaturas perigosas que muitas vezes tentaram destruir a Terra.  Eles asseguram que os Pássaros trovão ainda vivem nas montanhas do oeste da América do Norte.

Muitos ainda associam os Thunderbirds a seres extraterrestres. Enfim… E você? O que acha? Deixe seu comentário.

TEXTO: Teia de Luz

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Posts Recentes

BUSCA POR CATEGORIA

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!