Visualizações 5

OS ANIMAIS NO XAMANISMO

Nós, seres humanos “civilizados”, precisaríamos compreender que o homem deveria ser um guardião da Mãe Terra.

Respeitando a Natureza e percebendo que somos apenas parte da Grande teia da Vida.

Afinal, somos apenas uma das espécies que habita o corpo da Mãe Terra.

Por uma ironia dos dogmas religiosos organizados, os seres humanos parecem acreditar que são a maior e a mais importante parte da criação enxergando a natureza como “selvagem e hostil”.

O ser humano divorciou-se da Natureza em detrimento de toda a Criação.

Diferentemente, os povos nativos de todo o planeta tem uma outra visão. Detêm um conhecimento especial em relação à Terra e seus habitantes, baseado na crença que considera todas as coisas da criação iguais e necessárias, dignas de respeito e honra.

Eles sabem que todas as criaturas são sagradas e nenhuma espécie, incluindo o homem, detém o domínio sobre outras partes da criação.

O conhecimento nativo sobre plantas medicinais, pedras de cura, argila medicinal e sabedoria animal é imenso.

Eles respeitam a natureza e matam apenas o que comem, usando todas as partes do animal. Não desperdiçam a vida, nem desrespeitam os seus espíritos, mas honram e agradecem por nos fornecer vida e conforto.

Caçam para sobreviver, mas pedem ao espirito guia do animal (manitu) que conduza sua alma animal, e rezam em ação de graças ao espirito daquele que foi sacrificado para alimentar seu povo. Sempre deixam uma oferenda de gratidão onde o animal foi abatido.

Os nativos americanos tem um reconhecimento especial para o poder dos espíritos animais. Usamos as suas peles e penas na cerimônia e dança. Pintam seus símbolos em seus corpos e transportam partes deles em seus sacos de medicina (medicine bags.

Estas práticas permitem permanecer conectados com seus guias animais para que eles possam ensinar seus poderes, suas lições e sua medicina.

Os animais estão aqui para ensinar os seres humanos. Eles têm lições a nos ensinar.

A primeira delas talvez seja nos lembrar que somos apenas uma pequena parte da criação, e que cada parte da Criação tem um lugar, que cada criatura tem sua própria habilidade e sabedoria.

A filosofia de vida contida no xamanismo nos faz relembrar o fato, de que os animais, assim como todas as coisas na criação, são nossos irmãos, irmãs, e mais importante, são nossos professores e amigos. Afinal nos, seres humanos, também somos espíritos animais. 

Irene Carmo Pimenta

TEXTO: Irene Carmo Pimenta

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!