Visualizações 7

A MEDICINA DOS ANIMAIS

A Caminho Sagrado do Xamanismo nos traz ensinamentos cheios de sabedoria, oriundos da forte ligação com a Mãe Terra e com as forças da Natureza.

Uma desse ensinamentos é o dos totens animais e sua medicina.

Assim como existem muitas religiões de diferentes credos e culturas em todo o mundo, cada tribo nativa reverencia seus totens animais e guias espirituais à sua própria maneira.

No entanto, eles têm uma coisa em comum: o respeito pela a medicina animal e pelos guias animais. Eles percebem que o elo entre os animais e a Mãe Terra é poderoso e seguindo seus exemplos e ouvindo os seus ensinamentos, eles também podem fortalecer esse vínculo.

 

COMPREENDENDO O CONCEITO DE “MEDICINA ANIMAL”

Quando o termo “Medicina Animal” é usado, precisamos redefinir a palavra “remédio”.

O conceito de medicina na cultura nativa americana é aplicado a qualquer coisa que melhore a sua conexão com o Grande Mistério.

Isto inclui, sem dúvida, a cura da mente, corpo e espírito. No entanto, não é só isso.

O conceito de “cura” e na verdade estar em harmonia (“caminhar na beleza” segundo o conceito nativo).

A Medicina Animal nos conecta novamente com a Mãe Terra, nos trazendo sabedoria, poder pessoal, entendimento e força. O que é tão surpreendente sobre Medicina animal é que ela está disponível para todos nós.

Nossos irmãos animais, têm centenas de lições e mensagens para transmitir a cada um de nós, todos os dias. Estas mensagens de cura são diretamente ligadas a seus padrões de hábito, visíveis para qualquer um que seja astuto o suficiente observar seu modo de viver.

Permitindo-se observar com respeito e mente aberta, vamos sentir a força dos nossos irmãos animais, vamos compreender “seus remédios” e aprendendo a aplica-los em nossas vidas.

Irene Carmo Pimenta

A energia de cura dos animais

“Para se compreender o conceito de cura segundo as tradições nativas, é preciso repensarmos o que entendemos por “cura”. O que a sabedoria ancestral chama de cura, é na verdade tudo aquilo que propicia uma conexão maior de cada um de nós com o Grande Mistério e com todas as formas de vida. Isto inclui a transformação do corpo, da mente e do espírito.

Mas cura, também é tudo aquilo que propicia aumento do poder pessoal, da força e da capacidade de entendimento. É igualmente o viver a vida de forma a contribuir para a saúde da Mãe Terra e de todos os nossos parceiros, familiares, amigos e nossos companheiros do mundo animal. A medicina dos animais é mais do que um sistema de cura, é um estilo de vida abrangente que pressupõe continuar a viver na Mãe Terra estando em perfeita harmonia com todo o Universo. 

Nossos companheiros animais exibem padrões de comportamento capazes de transmitir mensagens ocultas a qualquer pessoa atenta o bastante para captar suas lições de vida. Os valiosos ensinamentos dos animais constituem um presente que a natureza nos dá, e cada lição está baseada num conceito ou numa ideia mais abrangente.

Cada animal na criação possui centenas de lições para compartilhar conosco e todas estas lições possuem poderes que também podem ser invocados e utilizados. Quando você invoca o poder de um determinado animal, está pedindo para ser colocada em perfeita sintonia com a força representada pela essência desta criatura. O processo de adquirir conhecimento e compreensão destes nossos irmãos e irmãs do mundo animal é delicado, e deve ser cercado de muita intuição e humildade.

Os animais nos oferecem, de forma simbólica, lições que cada espírito necessita aprender na Boa Estrada Vermelha. São lições que nos ensinam a tornarmo-nos mais humanos, vulneráveis e sensíveis, buscando a unificação com tudo o que existe. Elas constituem parte da senda do poder.

O poder reside na sabedoria e na verdadeira compreensão do papel de cada um no Grande Mistério, assim como em honrar cada ser vivo como um mestre para nós. Isto porque as lições por eles ensinadas são eternamente válidas e estão sempre acessíveis.

A Medicina dos Animais é um processo que ensina uma pessoa a ser intuitiva, a buscar os ensinamentos diretamente na natureza, a se relacionar com o Grande Mistério das criaturas, e a discernir o óbvio dentro do silêncio. Este silêncio da mente serena constitui a fertilidade sagrada de um espírito receptivo.

É possível encontrar animais que se comunicam com você de modo mais particular – através do poder. Estes animais podem lhe ensinar segredos de cura especiais e podem chamá-lo para que você os acompanhe na Dimensão dos Sonhos, onde pode analisá-los mais pormenorizadamente.

Seus aliados do poder são aqueles tipos de animais com os quais você descobriu ter uma forte identificação. Eles serão os mestres, que irão ajudá-lo a aprender e a crescer. Vale a pena lembrar que nada pode substituir a observação destes animais em seu hábitat natural, por- que isto liga você com a Terra, com o reino animal e com o Grande Mistério. 

O espírito aliado do poder pode decidir penetrar na consciência daquele que percorrer o Caminho Mágico por muitos anos, para ajudá-lo a realizar suas curas. Isto é parte do processo iniciatico da Magia Animal e traz enorme poder para o curador.

Para aprender a despertar os poderes sutis de qualquer pessoa, animal ou força natural, é preciso manter uma atitude sempre reverente e estar disposto a aceitar ajuda.

Por exemplo, os filhos pequenos dos índios norte-americanos, quando estão perdidos, sabem que podem invocar a energia de seus pais. Isto traz para eles a força dos pais, apesar de estes não estarem fisicamente presentes.

Os pais, por sua vez, sentirão o apelo da criança e, frequentemente, serão capazes de enxergar através dos olhos de seus filhos, conseguindo visualizar, desta forma, o local onde estes se encontram. Este é o tipo de poder que decorre da ideia de unificação, segundo a qual cada ser tem em si parte de todos os outros seres. É a lei da Unidade. 

Também é possível apelar para a força ou o poder energético de um determinado animal quando alguém necessita de um talento específico. 

Como todas as coisas neste universo possuem a mesma unidade constitutiva ,  o átomo, não seria exagero supor que todos nós nos comunicamos por meio do denominador comum de cada átomo: a força criadora do Grande Espírito que reside na essência do Grande Mistério. 

Foi o ensinamento destas verdades que conduziu os nativos à Sabedoria, e estas mesmas verdades podem abrir as portas da Sabedoria para você.”

(Jamie Sams – Cartas Xamanicas)

Leia mais…

Os Animais no Xamanismo

O Espírito Animal

Animais de Poder e a sua Medicina

TEXTO: Teia de Luz

Imagens: Internet:

Honre o Sagrado!  Quando for reproduzir as matérias desse Blog cite a fonte.

Gostou do conteúdo? Compartilhe

Copyright 2022® – Oficina de Consciência 

teiadeluz@oficinadeconsciencia.com.br

error: Conteúdo protegido!